sexta-feira, 11 de junho de 2010

Máximas

MAXIMA DE QUALIDADE




“Enriquecido com ouro 24k, o batom desliza
Pelos seus lábios, deixando-os com um brilho
radiante e partículas cintilantes. Uma cor rica
ao extremo. Seus lábios merecem o melhor.

Trate seus lábios como ouro. Avon. “Viva o amanhã.”

Inflige à máxima de QUALIDADE, pois, ao afirmar que seu produto é enriquecido com ouro 24k, você precisa provar para seus clientes que isso é um FATO, o que não acontece com este produto, e neste anúncio.
_________________________________________________________



MAXIMA DE MODO



Inflige a Máxima de Modo, uma vez que usa polissemia na oração “5 novidades para deixar você de boca aberta...”, você entende que são 5 novidades que vão nos surpreender, quando na verdade a intenção do anunciante é fazer uma brincadeira com as palavras, usando a repetição “...Fechada, Aberta. Fechada. Aberta...” relacionando ao ato de comer.

___________________________________________________________

MAXIMA DE RELEVANCIA



Esta Peça Publicitária inflige a máxima de Relevância, apesar de todas as informações serem relevantes, não são relevantes para o entendimento do anuncio. O anuncio quer informar que a Rede Globo é a TV aberta mais admirada no país, todos já conhecem sua credibilidade, então não há a necessidade de colocar em seu anuncio todos os seus trunfos.
Inflige também a máxima de Quantidade, ao lermos este anuncio da Globo, percebemos logo ao primeiro olhar um texto muito longo, e ao analisar percebemos que eles querem mostrar que a Globo é pioneira em diversos aspectos, e para expor isso eles montaram um texto informativo com diversas informações pressupostas pelos telespectadores usam redundância, e o texto não é tão informativo quanto necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário